30 agosto 2010

DEZ PASSOS PARA QUE SEU FILHO SEJA ATEU Rev. Marcelo Gomes

         Somos de uma geração interessada em receitas. Perguntamos por aquelas dicas, truques ou pequenos movimentos que nos conduzam ao objetivo desejado. Não nos entusiasmamos com processos de crescimento, amadurecimento, transformação. Precisamos de saídas rápidas, soluções prontas. E como nossa geração está habituada aos “gurus” de plantão, aos magos dos atalhos para o sucesso, resolvi fazer algumas sugestões ao estilo receita de 10 passos. Caso você deseje os resultados prometidos, faça como segue:
1) Não assuma quaisquer responsabilidades espirituais para com seu filho. Quando ele for mais velho e estiver mais maduro, decidirá por si mesmo os rumos de sua fé. Afinal, você deve dar-lhe o máximo de liberdade de escolha.
2) Não se preocupe com um testemunho cristão no contexto de seu lar. Os filhos não devem espelhar-se em seus pais, mas em Deus. Devem fazer o que você fala e não o que você faz. Seria uma estupidez da parte dele.
3) Faça críticas ostensivas à Igreja, aos pastores, aos líderes em geral na frente de seu filho. É importante que ele saiba, desde cedo, quem é quem na comunidade onde participa. Não deixe de compartilhar seus desânimos e decepções com ele.
4) Não leve seu filho às aulas da Escola Bíblica ou outras atividades para sua faixa etária. Um único culto semanal é mais que o suficiente. Mais que isso é fanatismo religioso. Não está certo uma criança viver enfurnada na Igreja.
5) Não envolva-se em ministérios ou departamentos da Igreja. Seu trabalho, seu sono e suas horas de lazer frente ao aparelho de televisão são muito mais importantes. Também não permita que seu filho afadigue-se com os passatempos que a Igreja oferece.
6) Seja materialista. Brigue com seu cônjuge, parentes ou amigos por causa de dinheiro. Idolatre seu carro, casa ou posição. Ensine seu filho que, neste mundo, só têm valor os que possuem riquezas. Prepare-o para competir no mercado capitalista. E outra coisa: não permita que ele seja dizimista. É um desperdício sustentar pastor ou missionário. E a Bíblia não parece tão clara sobre este assunto.
7) Seja imediatista. Não faça planos, apenas ouse. Pensar na eternidade? Para quê? A vida é agora. Se você não está feliz com alguma coisa, mude; descarte o que não serve mais. Mude de igreja cada vez que sentir que suas necessidades não são satisfeitas.
8) Seja pragmático. Lembre seu filho que o importante é o resultado. Os fins justificam os meios. Uma mentira não é ruim se produz o benefício desejado; um golpe de desonestidade não é errado se ajuda a atingir os objetivos pessoais. Cada um por si.
9) Nunca, em hipótese alguma, leia a Bíblia com seu filho. Deixe-o brincar ao computador, sair com colegas, cuidar das tarefas da escola. Já é o bastante para uma criança. A Bíblia é difícil até para os adultos. Culto caseiro? Nem pensar. Quem tem tempo?
10) Finalmente, nunca, jamais ore com seu filho. Isso é muito pessoal, cada um com Deus. Quando chegar a hora certa ele vai aprender...
            Será???